
Metodologia de Tratamento
01. Fase: Desintoxicação ou Promoção da abstinência
Fase de abstinência com acompanhamento e controle do médico, sob os efeitos do consumo de álcool ou outras drogas. Fisiologicamente esta fase dura poucos dias, porém a vontade de consumo pode persistir por meses. O uso de medicações pode reduzir o desconforto dos usuários ou mesmo minimizar as complicações médicas.
A desintoxicação estabiliza o paciente, permitindo que ele ingresse na próxima fase do tratamento. Porém a desintoxicação sozinha tem impacto mínimo na dependência.
02. Fase: Conscientização ou Reabilitação Psicológica
É a fase do tratamento em que o paciente aprende como modificar seu comportamento para manter a abstinência. Através da reabilitação psicológica o paciente passa a sentir que é capaz e tem razões para viver sem a droga, estimulando e desenvolvendo a sua autoestima, os seus interesses e as suas capacidades por meio de tratamentos terapêuticos conscientização da doença, aconselhamento individual e familiar, psicoterapia individual e familiar, medicações contra as vontades de consumo, e os grupos de mútua-ajuda, seguindo os 12 passos do N.A. e A.A., vídeo terapia, temática, dinâmicas terapêuticas, espiritualidade (sem vínculo religioso), terapia racional emotiva, terapia cognitiva comportamental, metas, educação física e laborterapia.
03. Fase: Plano de Prevenção de Recaída ou Reinserção Social
Nesta etapa o tratamento passa a ser personalizado, onde o paciente tem uma ênfase maior nas terapias individuais e realiza uma série de atividades de cunho terapêutico diferenciadas, visando um planejamento para o pós-tratamento que seja condizente com o seu perfil, resguardando suas raízes culturais, convicção religiosa, condição financeira, atividade profissional, estrutura familiar e principalmente situações que disparam o gatilho mental para o uso, tais como: perdas, frustrações, “amigos” de ativa, lugares inadequados, hábitos disfuncionais e etc.